Regras
Poderão participar do Prêmio Jovem Pesquisador da Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) estudantes de graduação ou profissionais com até 10 (dez) anos de formado. O prazo para as inscrições será de 1º de novembro de 2014 a 30 de março de 2015, até às 18h (horário de Brasília). A pesquisa inscrita no Prêmio Jovem Pesquisador da Rede de Bancos de Leite Humano precisa, obrigatoriamente, ter sido desenvolvida em um dos Bancos de Leite Humano que integram a rBLH e deverá estar inscrita em uma das três áreas temáticas:
Premiações no Brasil
Serão premiados os 3 (três) primeiros melhores trabalhos de cada área temática perfazendo um total de 9 (nove) trabalhos de pesquisa acadêmica desenvolvidas no Brasil.
Todos os 9 (nove) ganhadores do prêmio receberão placas de honra ao mérito e certificados, que serão entregues durante II Fórum ABC/Fiocruz/Ministério da Saúde de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, a ser realizado de 21 a 25 de setembro de 2015, em Brasília, no Distrito Federal.
Os jovens pesquisadores receberão, como garantia de suas participações no evento mencionado, o financiamento de suas inscrições, a concessão de passagens para deslocamento ao local do congresso e hospedagem durante o período de sua realização.
Os primeiros colocados de cada área temática dos trabalhos, sendo 3 (três) ao total, serão contemplados também com intercâmbio técnico, no período de 7 (sete) dias, em um dos Centros de Referência em Bancos de Leite Humano da IberBLH. Para tanto, estará assegurada a concessão de passagens e hospedagem.
Premiações no exterior
Serão premiados os 3 (três) melhores trabalhos, um de cada área temática existente no Regulamento (divididos em primeiro, segundo e terceiro lugares), perfazendo um total de 3 (três) trabalhos desenvolvidos no exterior.
Todos os 3 (três) ganhadores do prêmio receberão placas de honra ao mérito e certificados, que serão entregues durante II Fórum ABC/Fiocruz/Ministério da Saúde de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, a ser realizado de 21 a 25 de setembro em 2015, em Brasília, no Distrito Federal. Os jovens pesquisadores receberão, como garantia de suas participações no evento mencionado, o financiamento de suas inscrições, a concessão de passagens para deslocamento ao local do congresso e hospedagem durante o período de sua realização.
Os primeiros colocados de cada área temática dos trabalhos, sendo 3 (três) ao total, serão contemplados com intercâmbio técnico, no período de 7 (sete) dias, em um dos Centros de Referência em Banco de Leite Humano da rBLH-BR. Para tanto, estarão asseguradas a concessão de passagens e hospedagem.
Inscrições e envio de documentos
Poderão participar do Prêmio Jovem Pesquisador da Rede de Bancos de Leite Humano, estudantes de graduação ou profissionais com até 10 (dez) anos de formado.
1. O prazo para as inscrições será de 1º de novembro de 2014 a 30 de março de 2015, até às 18h (horário de Brasília).
2. As inscrições dos candidatos deverão ser realizadas, única e exclusivamente, através do site do Prêmio Jovem Pesquisador da Rede de Bancos de Leite Humano em "Inscrever trabalho".
3. Serão aceitos somente os trabalhos redigidos nos idiomas português ou espanhol.
4. A pesquisa acadêmica deverá ser enviada em formato PDF, no ato da inscrição pelo site. Não serão aceitos outros tipos de formato de arquivos e, no descumprimento da exigência, a pesquisa será desclassificada.
5. Os candidatos deverão autorizar previamente o uso de sua imagem, nome e voz para todo e qualquer tipo de divulgação no Prêmio Jovem Pesquisador da rBLH, inclusive para o uso na mídia. A autorização será realizada através da ficha de inscrição.
6. Os trabalhos de pesquisa poderão ser de caráter individual ou coletivo. Porém, a premiação será concedida apenas para um autor.
7. A ficha de inscrição e a pesquisa não poderão sofrer alterações nos seus respectivos conteúdos após terem sido cadastrados no site do Prêmio Jovem Pesquisador da rBLH.
8. Serão considerados requisitos para validação da pesquisa no Prêmio:
8.1. Cumprimento do prazo de inscrição;.
8.2. Ficha de cadastro on-line, com os todos os campos de resposta devidamente preenchidos;.
8.3. Pesquisa acadêmica.
8.4. Cópia digitalizada do diploma do autor do trabalho ou documento que comprove a condição de graduando.
8.5. No caso de mais de um autor da pesquisa, documento (em formato PDF) assinado por todos os outros autores, declarando estarem cientes da participação da pesquisa acadêmica no Prêmio Jovem Pesquisador da rBLH e que somente um autor poderá receber a premiação. (Documento para download).
8.6. Autorização do uso de imagem, nome e voz. (Documento para download)
8.7. Para os candidatos brasileiros, Currículo Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br) atualizado em 2014.
8.8. Para os candidatos estrangeiros, arquivo com a identificação pessoal, as informações acadêmicas, profissionais e a produção técnico-científica desenvolvidas até 2014.
8.9. O texto de apresentação da pesquisa deverá ter entre 4.500 e 7.000 palavras em sua totalidade, fonte Trebuchet, tamanho 11, margens de 2 cm, espaçamento 1,5 e arquivo com tamanho máximo 6 Mb. A apresentação do texto deverá respeitar a seguinte sequência:
a) Título do trabalho.
b) Primeiro e demais autores.
c) Orientador do trabalho, se houver.
d) Resumo do trabalho (entre 150 a 200 palavras).
e) 5 (cinco) palavras-chave.
f) Introdução.
g) Nome da Instituição de ensino.
h) Desenvolvimento, onde sejam observados: fundamentação teórica; metodologia; resultados e discussão (sendo aceitos subtítulos para as partes) e Conclusões.
i) Referências bibliográficas, em acordo com a norma NBR-6023 publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, para as pesquisas desenvolvidas no Brasil ou, em acordo com as normas de Vancouver, para as pesquisas desenvolvidas fora do Brasil.
j) Notas: até 6 (seis) ilustrações (entre figuras, imagens, desenhos, fotografias, gravuras, tabelas e gráficos), se houver, referidas o mais próximo possível da localização no texto e acompanhadas das respectivas legendas e/ou notas textuais depois das referências bibliográficas.
9. São condições gerais para desclassificação do candidato ao Prêmio Jovem Pesquisador da rBLH:
a) O candidato será desclassificado, em qualquer etapa do concurso, caso a ficha de cadastro apresente dados ou informações falsas ou incompletas.
b) O primeiro autor, responsável pelo trabalho enviado, não poderá se inscrever em outro trabalho, mesmo que não figurando como primeiro autor.
c) O não comparecimento do ganhador do Prêmio, por motivo não justificado por escrito, implicará a desclassificação automática do mesmo.
Critérios de julgamento
Os trabalhos serão avaliados, considerando os seguintes critérios:
Originalidade e relevância da proposta de pesquisa para a rBLH |
Aplicabilidade ampla, geral, imediata e irrestrita na rBLH, com baixo custo para sua implementação |
Desenvolvimento de inovação que possibilite significativa transformação dos processos de trabalho da rBLH |
Coerência e consistência teórico-metodológica |
Qualidade do texto em relação à clareza, objetividade e correção ortográfica e gramatical. |
Divulgação dos resultados e entrega do prêmio
A divulgação dos resultados ocorrerá em 22 de junho de 2015, através do site do Prêmio Jovem Pesquisador da rBLH, onde os nomes dos ganhadores serão anunciados pela Comissão Organizadora do Prêmio.
As premiações serão entregues durante o II Fórum ABC/Fiocruz/Ministério da Saúde de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, em Brasília, no Distrito Federal do Brasil, com a presença autoridades nacionais e internacionais relacionadas ao campo da saúde.
Considerações finais
A Comissão Organizadora do Prêmio Jovem Pesquisador da rBLH não se responsabilizará por trabalhos não cadastrados em função de problemas técnicos e/ou de congestionamentos da rede de Internet.
Todas as autorizações e documentos necessários ao deslocamento e hospedagem do pesquisador para sua participação no II Fórum ABC/Fiocruz/Ministério da Saúde de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, assim como todas as autorizações e documentos necessários, inclusive passaporte e visto de viagem, serão de plena e total responsabilidade do pesquisador premiado e/ou das instituições as quais estiver vinculado. Os custos para as autorizações também serão de responsabilidades dos estudantes que ganharem o prêmio.
Os casos omissos serão resolvidos pelas comissões organizadora e avaliadora do Prêmio Jovem Pesquisador da rBLH.